sábado, 5 de dezembro de 2009

Objectivos do Projecto

Caros seguidores do blogue, vamos explicar, finalmente, quais são os objectivos do nosso projecto, e qual o rumo que está a seguir.

A nossa primeira opção de tema sempre foi a Arquitectura, por estarmos a ponderar (pelo menos alguns) ingressar neste curso. No entanto, o objecto específico deste projecto não foi claro desde o início. Reflectimos sobre a hipótese de remodelarmos um edifício antigo do Porto, construir uma cidade ecológica desde as suas bases... Chegámos à conclusão de que seria demasiado ambicioso e trabalhoso, para além de nos termos de deslocar quase todas as semanas para fora do nosso local de trabalho, no primeiro caso. Por isso, decidimos remodelar uma infra-estrutura que já conhecemos há bastante tempo, e na qual passamos grande parte das nossas vidas.

Mesmo assim, algumas restrições tiveram de ser feitas. Só nos iríamos ocupar do lado novo do Colégio, e apenas no que toca ao recreio e à fachada do mesmo. Nos inquéritos distribuídos aos alunos do Secundário, colocámos a questão do que é que eles achavam que faltava ao Colégio, em termos de instalações. Embora não iremos modificar a estrutura interna do Colégio, irá ser construído um novo edifício, no recreio - no lugar das arrecadações velhas - o qual irá conter o que é necessário (salas, sala de convívio, anfiteatro, laboratórios...). Uma vez que estamos a fazer de Arquitectos, não teremos em conta o orçamento que tal remodelação iria exigir, nem os materiais de construção adequados (embora alguns aspect
os, como isoladores acústicos nas salas de aula, estejam a ser considerados).

No que diz respeito às fases do projecto, já foram cumpridas a distribuição e análise de inquéritos, o estudo da planta actual do Colégio (gentilmente cedida pela Irmã Aurora), a realização de duas apresentações para o resto da turma,e a pesquisa de obras arquitectónicas já existentes. Neste período escolar vamos concluir o esboço da nova planta do Colégio, e no segundo / terceiro vamos, com visitas a gabinetes de Arquitectura, representá-la em maquete e / ou em programas tridimensionais adequados.

Para vos deixar com uma ideia do ponto fulcral do nosso projecto, colocamos aqui a seguinte imagem:





3 comentários:

  1. Olá!
    Viemos deixar aqui um comentário de «BOA SORTE» para todo o vosso projecto! :)
    Somos um grupo de Ára de Projecto, do 12º ano, da Escola Secundária de Odivelas, perto de Lisboa. Estamos a desenvolver um trabalho, no qual, tal como vocês, temos de apresentar duas maquetas, uma real e outra virtal, de um edifício imaginado por nós.

    Adorámos o design do vosso blog e as vossas ideias estão claras e bem exlicadas. Bom trabalho! ;)

    P.S.Vocês são de Artes?

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Muito obrigada pelo vosso comentário. Boa sorte para o vosso projecto também.

    Nós somos de Ciências e Tecnologias, mas tivemos Geometria Descritiva A nos anos anteriores.

    Bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  3. Vim dar com o vosso blog, outra vez, agora, no início deste novo período (esperava a vossa resposta no nosso cantinho, mas ainda bem que cá voltei!)

    Gostei muito do vosso projecto: bem definido, bem orientado. Parabéns e Boa Sorte para este período. É engraçado como, tão longe, temos linhas de projectos tão semelhantes.

    Ah! Já levam o avanço da Geometria Descritiva! :)

    ResponderEliminar