terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Igreja de S. João Baptista (Suíça)



A Igreja de S. João Baptista, na Suíça, apresenta uma arquitectónica vanguardista, criando um novo conceito de Igreja. Ao desfolharmos as páginas do 100 Contemporary Architects* da colecção Taschen, surgiu esta construção, a qual nos inspirou para o esboço dos laboratórios (embora ainda não esteja nada definitivo):




Já agora, espreitem o interior desta igreja moderna:



* Estes livros são muito interessantes para todos aqueles que gostam de se informar sobre Arquitectura Contemporânea (vendem-se em conjunto).

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Institute for Forestry and Nature Research

Como já foi explicado no post anterior, vamos criar um edifício de raíz , no lugar das arrecadações, e o qual irá conter instalações que fazem falta ao Colégio actual. Destas, salientam-se salas novas, uma sala de Artes e outra de Informática, laboratórios de BG e de FQ, um jardim interno, anfiteatro, casas de banho, uma nova arrumação (mais pequena), elevador para deficientes e escadas de via dupla.

Numa fase inicial do projecto, pensámos que um edifício envid
raçado seria mais estético, mas apenas o poderemos revestir desse modo em certas zonas, pois não queremos invadir a privacidade dos moradores. A estabelecer a comunicação entre o novo edifício e o principal encontra-se o já mencionado passadiço.

As dimensões deste novo edifício são de aproximadamente 38 m x 9 m. Optámos por aumentar a área em termos de comprimento, expandindo-o em cerca de 2 m, que não eram utilizados.


Inspirámo-nos no Institute for Forestry and Nature Research, na Holanda (projectado por Gunter Behnisch, Stefan Behnisch e Gunther Schaller), para criar este edifício:

"Dois jardins internos servem como «tampão térmico», permitindo que uma grande parte das paredes dos escritórios sejam de vidro. A água que se evapora dos jardins ajuda a arrefecer os edifícios, onde a pesquisa e as implicações práticas dos métodos ambientais estão intimamente ligados"





sábado, 5 de dezembro de 2009

Objectivos do Projecto

Caros seguidores do blogue, vamos explicar, finalmente, quais são os objectivos do nosso projecto, e qual o rumo que está a seguir.

A nossa primeira opção de tema sempre foi a Arquitectura, por estarmos a ponderar (pelo menos alguns) ingressar neste curso. No entanto, o objecto específico deste projecto não foi claro desde o início. Reflectimos sobre a hipótese de remodelarmos um edifício antigo do Porto, construir uma cidade ecológica desde as suas bases... Chegámos à conclusão de que seria demasiado ambicioso e trabalhoso, para além de nos termos de deslocar quase todas as semanas para fora do nosso local de trabalho, no primeiro caso. Por isso, decidimos remodelar uma infra-estrutura que já conhecemos há bastante tempo, e na qual passamos grande parte das nossas vidas.

Mesmo assim, algumas restrições tiveram de ser feitas. Só nos iríamos ocupar do lado novo do Colégio, e apenas no que toca ao recreio e à fachada do mesmo. Nos inquéritos distribuídos aos alunos do Secundário, colocámos a questão do que é que eles achavam que faltava ao Colégio, em termos de instalações. Embora não iremos modificar a estrutura interna do Colégio, irá ser construído um novo edifício, no recreio - no lugar das arrecadações velhas - o qual irá conter o que é necessário (salas, sala de convívio, anfiteatro, laboratórios...). Uma vez que estamos a fazer de Arquitectos, não teremos em conta o orçamento que tal remodelação iria exigir, nem os materiais de construção adequados (embora alguns aspect
os, como isoladores acústicos nas salas de aula, estejam a ser considerados).

No que diz respeito às fases do projecto, já foram cumpridas a distribuição e análise de inquéritos, o estudo da planta actual do Colégio (gentilmente cedida pela Irmã Aurora), a realização de duas apresentações para o resto da turma,e a pesquisa de obras arquitectónicas já existentes. Neste período escolar vamos concluir o esboço da nova planta do Colégio, e no segundo / terceiro vamos, com visitas a gabinetes de Arquitectura, representá-la em maquete e / ou em programas tridimensionais adequados.

Para vos deixar com uma ideia do ponto fulcral do nosso projecto, colocamos aqui a seguinte imagem:





terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Como avalias o nosso blogue?

À pergunta "Como avalias o nosso blogue?" houve 45 respostas:

Muito Bom - 27 (60%)

Bom - 8 (17%)

Razoável - 5 (11%)

Fraco - 5 (11%)

Agradecemos os votos e o incentivo de todos.
Em breve surgirá outra pergunta.