segunda-feira, 22 de março de 2010

Excertos da Entrevista à Dra. Isabel Moreno

Agradecemos, desde já, a disponibilidade da Dra. Isabel Moreno, membro da Direcção, e as opiniões que nos forneceu acerca do Colégio. Publicamos aqui, com a autorização prévia da professora, alguns excertos da entrevista que foi conduzida a 6 de Outubro de 2009.

ReArquitectar o Colégio - O que é que pensa da fachada do Colégio?

Professora Isabel Moreno - (...) Sabe que eu estou aqui há muitos anos, e portanto assisti à construção deste Colégio, e no início eu gostei da fachada, inclusivamente das cores, estava tudo limpo. Agora acho que anualmente aqueles vidros deveriam ser limpos, é uma coisa que me impressiona, a poeira que há (...). Inicialmente até me parecia que aqui à frente havia relva, mas tenho impressão que depois a lixeira que colocavam de fora para dentro era tanta que acabaram por pôr aquilo a cimento, por
ser mais fácil de varrer (...).

ROC - O que é que acha que falta ao Colégio?


PIM - Ora bem, neste momento, (...) pelo número de alunos, falta espaço (...) para a Educação Física e falta espaço para os alunos se poderem movimentar mais à vontade em tempo de lazer. Falta, quanto a mim, uma boa sala de jogos, mas uma sala de jogos que sirva para lazer, não para fazer Educação Física, porque (...) nós temos um pavilhão lá em cima, que é um bom pavilhão, dá perfeitamente para estarem duas turmas, desde que devidamente geridas. É evidente que do outro lado temos o pavilhão de pedra, que também vai ser reestruturado, mas as coisas têm que ser feitas de uma forma sistematizada (...), e portanto não pode ser tudo ao mesmo tempo (...). Agora, deste lado, é evidente que estas obras estão a acontecer, para que depois aquelas [as obras no lado velho] possam, de seguida, fazer-se (...). Estas salas vão ser um acréscimo em termos de laboratórios (...). (...) se diminuísse o número de alunos, talvez fosse mais fácil de gerir. De qualquer das formas, eu continuo a achar que há necessidade de um espaço amplo, (...) com mesas de pingue-pongue, por exemplo (...). (...) eu acho que o bar, neste momento, deveria estar, desde as oito da manhã até à hora que saem (...), aberto - (...) a sala em si. Isto é, o serviço do bar, (...) poderia estar sem vendas, mas a parte das mesas podia servir para vocês estarem a conversar, a jogar, ou a estudar, inclusivamente (...). A falta de espaço lá fora é muito complicada (...) para as aulas que terminam à uma e meia e ficam em simultâneo com os alunos do recreio. São os que saiem à uma menos um quarto (...). É necessário fechar as janelas, abrir as portas, (...) enfim, temos de nos acomodar...

ReArquitectar O Colégio - O que é que acha que não resulta nestas salas?

Professora Isabel Moreno - (...) É evidente que o Colégio está construído desta forma, (...) [com] salas para o lado da rua e para o lado de trás. Efectivamente, há salas que são muito quentes no tempo de calor, e quanto mais pequenas mais quentes são, tanto assim que nos exames tentam escolher-se salas que são mais frescas (...); se os exames são da parte da manhã, são de um lado, se forem da parte da tarde, são de outro. Para todos os efeitos, eu acho que pelo número de alunos que aqui está e que se movimenta, acaba por ser sempre quente. E agora com este tempo, apesar de estar a chover, há muita humidade e está abafado, e portanto torna-se ainda mais quente. (...) Em determinadas salas só com o ar condicionado é que se resolvia o problema; não se pode instalar, porque o aquecimento é geral, mas neste momento a instalação de um ar condicionado geral é impossível, porque (...) implicava condutas interiores (...), se calhar nas salas mais quentes não sei se não justificaria (...). Nestas salas de baixo, eu acho que nem tanto, mas no terceiro ciclo, tem momentos que é insuportável, e eu sei isso, porque nós fazemos muitas vezes reuniões do Conselho, de tarde (...). Por isso, não sei se algumas salas não precisariam mesmo de um aparelho de ar condicionado.


Tomámos consciência de que não seria aconselhável revestirmos o solo da entrada do Colégio com relva, pois seria mais difícil varrer o lixo, e de que a instalação de um sistema de ar condicionado geral é mais complexo do que pensávamos. Agradecemos à professora por estes e outros conselhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário