terça-feira, 30 de março de 2010

Prémio Pritzker entregue a Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa













O Prémio Pritzker, o mais conceituado galardão de arquitectura do mundo, foi atribuído aos arquitectos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. O júri elogia o uso que Sejima e Nishizawa fazem da luz e das transparências nos edifícios que desenharam um pouco por todo o mundo - do Japão à Holanda, passando pela Alemanha, Inglaterra, Espanha ou França. São os autores do edifício do New Museum de Nova Iorque (2007) e estão a desenvolver o projecto para o pólo multifuncional Serralves 21, que deverá albergar as reservas da Fundação de Serralves.

sábado, 27 de março de 2010

Imagens da Maquete Virtual

Aqui estão as primeiras imagens da nossa maquete virtual (sujeitas a modificações):



Publicaremos mais em breve!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Excertos da Entrevista à Dra. Isabel Moreno

Agradecemos, desde já, a disponibilidade da Dra. Isabel Moreno, membro da Direcção, e as opiniões que nos forneceu acerca do Colégio. Publicamos aqui, com a autorização prévia da professora, alguns excertos da entrevista que foi conduzida a 6 de Outubro de 2009.

ReArquitectar o Colégio - O que é que pensa da fachada do Colégio?

Professora Isabel Moreno - (...) Sabe que eu estou aqui há muitos anos, e portanto assisti à construção deste Colégio, e no início eu gostei da fachada, inclusivamente das cores, estava tudo limpo. Agora acho que anualmente aqueles vidros deveriam ser limpos, é uma coisa que me impressiona, a poeira que há (...). Inicialmente até me parecia que aqui à frente havia relva, mas tenho impressão que depois a lixeira que colocavam de fora para dentro era tanta que acabaram por pôr aquilo a cimento, por
ser mais fácil de varrer (...).

ROC - O que é que acha que falta ao Colégio?


PIM - Ora bem, neste momento, (...) pelo número de alunos, falta espaço (...) para a Educação Física e falta espaço para os alunos se poderem movimentar mais à vontade em tempo de lazer. Falta, quanto a mim, uma boa sala de jogos, mas uma sala de jogos que sirva para lazer, não para fazer Educação Física, porque (...) nós temos um pavilhão lá em cima, que é um bom pavilhão, dá perfeitamente para estarem duas turmas, desde que devidamente geridas. É evidente que do outro lado temos o pavilhão de pedra, que também vai ser reestruturado, mas as coisas têm que ser feitas de uma forma sistematizada (...), e portanto não pode ser tudo ao mesmo tempo (...). Agora, deste lado, é evidente que estas obras estão a acontecer, para que depois aquelas [as obras no lado velho] possam, de seguida, fazer-se (...). Estas salas vão ser um acréscimo em termos de laboratórios (...). (...) se diminuísse o número de alunos, talvez fosse mais fácil de gerir. De qualquer das formas, eu continuo a achar que há necessidade de um espaço amplo, (...) com mesas de pingue-pongue, por exemplo (...). (...) eu acho que o bar, neste momento, deveria estar, desde as oito da manhã até à hora que saem (...), aberto - (...) a sala em si. Isto é, o serviço do bar, (...) poderia estar sem vendas, mas a parte das mesas podia servir para vocês estarem a conversar, a jogar, ou a estudar, inclusivamente (...). A falta de espaço lá fora é muito complicada (...) para as aulas que terminam à uma e meia e ficam em simultâneo com os alunos do recreio. São os que saiem à uma menos um quarto (...). É necessário fechar as janelas, abrir as portas, (...) enfim, temos de nos acomodar...

ReArquitectar O Colégio - O que é que acha que não resulta nestas salas?

Professora Isabel Moreno - (...) É evidente que o Colégio está construído desta forma, (...) [com] salas para o lado da rua e para o lado de trás. Efectivamente, há salas que são muito quentes no tempo de calor, e quanto mais pequenas mais quentes são, tanto assim que nos exames tentam escolher-se salas que são mais frescas (...); se os exames são da parte da manhã, são de um lado, se forem da parte da tarde, são de outro. Para todos os efeitos, eu acho que pelo número de alunos que aqui está e que se movimenta, acaba por ser sempre quente. E agora com este tempo, apesar de estar a chover, há muita humidade e está abafado, e portanto torna-se ainda mais quente. (...) Em determinadas salas só com o ar condicionado é que se resolvia o problema; não se pode instalar, porque o aquecimento é geral, mas neste momento a instalação de um ar condicionado geral é impossível, porque (...) implicava condutas interiores (...), se calhar nas salas mais quentes não sei se não justificaria (...). Nestas salas de baixo, eu acho que nem tanto, mas no terceiro ciclo, tem momentos que é insuportável, e eu sei isso, porque nós fazemos muitas vezes reuniões do Conselho, de tarde (...). Por isso, não sei se algumas salas não precisariam mesmo de um aparelho de ar condicionado.


Tomámos consciência de que não seria aconselhável revestirmos o solo da entrada do Colégio com relva, pois seria mais difícil varrer o lixo, e de que a instalação de um sistema de ar condicionado geral é mais complexo do que pensávamos. Agradecemos à professora por estes e outros conselhos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Quais são os teus conhecimentos de Arquitectura? (Parte 3)

8. Corresponde os elementos do lado esquerdo (obras arquitectónicas) aos do lado direito (localização)

Casa da Cascata / Casa Kaufmann
A resposta correcta é Estado da Pensilvânia (EUA)
76% respondeu correctamente.

"Esta famosa casa, a Cascata, em Bear Run, na Pensilvânia, foi projectada por Frank Lloyd Wright e construída entre 1936 e 1939. Durante os anos em que o racionalismo governou, Wright criou uma estrutura em harmonia com a Natureza: suspensa e saliente sobre uma queda de água e construída sobre um rochedo que se conjuga com o interior da casa. Os aposentos convergiam uns sobre os outros e também na paisagem." - in A História da Arquitectura, de Francesco Milo (Porto Editora)



Millenium Dome


A resposta correcta é Londres
50% respondeu correctamente.

"Trata-se de uma grande estrutura erigida em Greenwich (Londres), perto do rio Tamisa, destinada a receber uma grande exposição organizada para a celebração do ano 2000. Tem um diâmetro de 320 m, 50 m de altura e pode receber mais de 100 000 visitantes por dia. (...) A superfície da cúpula está dividida em 12 segmentos que correspondem a 12 pavilhões no piso térreo. Cada pavilhão tem um tema diferente. Os painéis opacos entre os segmentos da cúpula indicam as entradas para o edifício (...) Existem 12 esferas, cada uma com 20 m de diâmetro, dispostas à volta da circunferência da cúpula. Estas contêm pequenos auditórios e áreas de exposição. (...)" - in A História da Arquitectura, de Francesco Milo (Porto Editora)

Basílica de S.Pedro


A resposta correcta é Vaticano.
76% respondeu correctamente.

Construída no período Renascentista, é o lendário local de enterramento de um dos doze apóstolos, Pedro. Na tradição católica é frequente enterrarem-se Papas nesta Basílica.

Parténon


A resposta correcta é Atenas.
94% respondeu correctamente.

"Durante muito tempo da sua história, a antiga Grécia esteve dividida em pequenas cidades-estado, ou pólis, e cada uma tinha, pelo menos, um templo, tal como séculos mais tarde, todas as cidades da Europa tinham a sua igreja. O mais famoso de todos os templos gregos é o Parténon em Atenas, erigido na acrópole, a cidadela que se impõe sobre a cidade, vigiando-a; o Parténon representa o culminar de séculos de experiência arquitectónica. O templo grego era a morada de um ou mais deuses, não um lugar para os fiéis entrarem. Era rodeado por um espaço sagrado, murado ou não, o temenos, que incluía edifícios e esculturas; o seu perímetro seguia o traçado do terreno, em harmonia com a sua envolvente natural." - in A História da Arquitectura, de Francesco Milo (Porto Editora)

Stonehenge


A resposta correcta é Salisbury (Inglaterra).
85% respondeu correctamente.

Na verdade, Stonehenge fica a 13 km a norte de Salisbury. Pedimos desculpa pela opção não rigorosa que considerámos correcta. Deveríamos ter escrito simplesmente Inglaterra, para não se gerar confusões.

"Os aterros e pedras de Stonehenge, na Grã-Bretanha, são particularmente impressionantes. O monumento parece ter tido uma função astronómica, sem dúvida ligada a crenças religiosas relacionadas com o significado dos corpos celestes. O número de pedras e a sua orientação sugerem as principais fases da Lua e da posição do Sol no horizonte na altura em que as estações do ano mudam." - in A História da Arquitectura, de Francesco Milo (Porto Editora)

Templo Borobudur


A resposta correcta é Indonésia.
62% respondeu correctamente.

"O vasto subcontinente indiano, juntamente com o Sri Lanka, o Sudeste Asiático e a Indonésia eram conhecidos dos Europeus, desde o século XV, como Índias Orientais. Caracterizada por diversas paisagens, esta região é salpicada de templos, fortalezas e santuários; entre os mais famosos, estão Borobudur, em Java, e o templo de Angkor, no Camboja. As influências dominantes em termos de simbolismo eram as religiões hindu e budista da Índia (...)." - in A História da Arquitectura, de Francesco Milo (Porto Editora)

Mausoléu de Halicarnasso


A resposta correcta é Turquia (actualmente).
44% respondeu correctamente.

Esta obra arquitectónica, construída por volta de 350 a.C., constitui uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. Foi projectada pelos arquitectos gregos Satyrus e Pythius. No início do século XV, apenas a base do mausoléu estava reconhecível, devido a uma séria de tremores de terra que destruíram o edifício.

"Ninho de Pássaro"


A resposta correcta é Pequim.
68% respondeu correctamente.


Este estádio começou a ser construído na capital Chinesa em 2003 e serviu de palco de abertura e encerramento aos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Foi apelidado deste modo devido às estruturas de ferro e aço entrelaçadas. Conseguiu albergar cerca de 90 mil pessoas nos Jogos.


Agradeçemos mais uma vez aos alunos do Ensino Secundário que se disponibilizaram a responder a este inquérito. Esperamos que tenha sido do vosso agrado.